Comentarista Roberto Hugo fala da falta de respeito do repórter da SporTV com os paraibanos



Postado por ANDRÉ RIZEK


A Paraíba é a terra de Zé Ramalho, de Elba, de Zé Catimba, Ariano Suassuna, Celso Furtado,  Zé Lins do Rego, Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Leovegildo ”Junior”, Marcelinho Paraíba, Hulk, Edinancy e tantos e tantos outros.
         A Paraíba tem um polo tecnológico sempre destacado pela mídia internacional, tem o maior São João do Mundo, tem o maior encontro religioso do país, num período onde principalmente o sudeste se entrega as festas  regadas a  drogas,  e tem cidades que estão atraindo moradores do sul e sudeste, em função do clima, da qualidade de vida e do potencial econômico.
        A Paraíba tem problemas comuns a outros estados, mas tem principalmente muita coisa boa pra esse brasilzão de meu Deus conhecer. Tem folclore, tem algodão colorido, tem artesanato, tem belas praias, clima tropical e também tem futebol. Proporcionalmente tem uma das melhores médias de público do país. Embora a CBF finja não conhecer.
       Não há calendário pro ano inteiro, o que inviabiliza o acesso à mídia regional. E o estado fica à margem do mercado globalizado.  A opção oferecida é a série D do brasileiro. Uma competição deficitária e que pode terminar antes de dois meses de disputa. O caminho é o campeonato do nordeste com acesso e descenso, com 3 ou 4 vagas pra cada estado,  nunca uma copa com pífia duração.
      Mas foi só a CBF num estalo de lucidez reativar uma competição regional, para a Paraíba chegar ao topo com o Campinense. Aí o que fez André Rizek, apresentador do Redação SporTV: Em tom de ironia comenta  de que estão chamando a Copa do Nordeste de  Lampions Ligue.  Com tanta coisa boa pra falar dessa já tão descriminada região, e principalmente da Paraíba, um espaço nobre na televisão é aproveitado pra diminuir os paraibanos.
     O que se passou na cabeça de André?  Porque uma copa de cangaceiros?  Afinal onde anda a igualdade de direitos e oportunidades?  O Nordeste não tem direito a lutar pelo seu espaço no futebol? Porque comparar a Copa do Nordeste a Champions Ligue ? Ora, no Brasil inteiro, não tem nada nem perto do nível dessa competição. Então, qual a dificuldade em enaltecer a conquista do Campinense em cima dos tradicionais Bahia, Vitória e Sport Recife, sem pitadas de gozação?
     Quem assiste o Redação SporTV e é assinante como eu, e  que ajuda inclusive a pagar os salários desses profissionais, lamenta profundamente esse episódio. Esse momento de total infelicidade de um profissional competente e qualificado de uma das maiores empresas de comunicação do mundo.
      Certo poeta assim escreveu: “O Brasil devia ser dividido e o nordeste se tornar independente. Já que a divisão existe de fato e era preciso torná-la de direito”. Claro que não concordamos com aplicabilidade desse propósito, entretanto atitudes iguais a essa de André, nos levam a refletir e entender o sentimento do autor.

 
 *Roberto Hugo é jornalista, comentarista esportivo e empresário. Roberto por muitos anos esteve no comando de um dos programas de maior audiência e credibilidade da radiofonia paraibana: DEBATE NA CATURITÉ, tendo se afastado em função de sua vida empresarial, mas sua forma profissional singular, deixou uma lacuna difícil de ser preenchida. Seu jargão "Eu Sou o Cara"permanace atual nas mentes dos cartolas, torcedores e profissionais da área esportiva.



Roberto Hugo "O Cara"*
         

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

anuncio