Brasil 1 x 1 Rússia – Retrocesso preocupa.


O empate contra a Rússia deve acender o sinal vermelho na Seleção Brasileira, principalmente por ter jogado tão abaixo do esperado após a melhoria que apresentou contra a Itália.

Um retrocesso que preocupa pelo fato da Copa das Confederações estar tão perto e também por Felipão ainda não ter um time base e um padrão de jogo definido (vale lembrar que esse foi o ultimo jogo para os atletas que atuam na Europa antes da convocação para a Copa das Confederações). 

A seleção que Felipão mandou a campo para enfrentar a ajustada e bem montada Rússia de Fábio Capello tinha o 4-2-3-1 como esquema tático, diferente do 4-4-2 usado contra a Itália. Fernando e Hernanes desempenhavam as mesmas funções da partida anterior, mas na linha de três agora tinha Oscar aberto pela ponta direita, podendo centralizar e também entrar em diagonal, Kaká como armador central do time, com liberdade para cair pelos lados do campo e Neymar como ponta esquerda, quase como um segundo atacante. Fred era o centroavante. Já a Rússia foi a campo no 4-1-4-1, com os homens do meio fechando quando não tinham a posse de bola, formando uma barreira a frente da zaga russa. Abaixo as disposições táticas das seleções.
O 4-2-3-1 estático brasileiro, teve dificuldades para passar pelo 4-1-4-1 da Rússia. 
Os primeiros 15 minutos de jogo mostraram porque o Brasil merece ser o 18°colocado no ranking da FIFA e como a seleção perdeu a imposição que tinha diante de seus adversários (diferente do que Felipão pensa, já que ele só fala que o Brasil é o penta campeão mundial e tem que ser respeitado por isso, mas se esquece de que isso foi há muito tempo atrás e o futebol mudou muito). Foi um verdadeiro massacre russo no começo da partida com Capello adiantando a marcação e contando com a ajuda do time estático que o Brasil demonstrava, com isso, a Rússia cresceu no jogo, com o Brasil conseguindo o controle da partida só depois dos 20 minutos iniciais, só que mais uma vez o Brasil parava na sua falta de movimentação dos homens da frente, que não conseguiam furar o bloqueio defensivo da Rússia.
Marcelo foi o melhor em campo pelo Brasil.
Mais uma vez o Brasil teve maior posse da bola (59% x 41% da Rússia) e mais uma vez essa estatística foi falsa, já que essa posse de bola foi improdutiva, diferente da Rússia, que quando tinha a posse da bola conseguia ser muito mais perigosa do que a seleção brasileira, como foi no gol da Rússia, em que o time trabalhou bem a jogada e após uma confusão na área do Brasil, Faizulin abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo.

A seleção teve como principal nome Marcelo, que apoiava muito bem pela lateral esquerda e foi um dos únicos que conseguiu se salvar no jogo, por outro lado, Daniel Alvez fez uma partida ruim. Já Oscar que tinha feito um bom jogo contra a Itália, não conseguiu aparecer desta vez, atuando bem abaixo do esperado, assim como Kaká, que não conseguia armar o time e Neymar, que mais uma vez apresenta dificuldades quando enfrenta um time mais fechado. Fred apareceu pouco, mas fez o gol salvador (terceiro gol de Fred em três jogos da Era Felipão) e Hulk entrou bem pela esquerda, fazendo boas jogadas com Marcelo como foi no caso do gol de Fred aos 45 minutos do segundo tempo.

Até hoje não apoio a troca de Mano Menezes por Felipão, pois dá para se notar que Felipão não conseguiu nenhum avanço, ao contrário, retrocedeu e isso aponta que essa troca, que só ocorreu porque Felipão já foi Campeão do Mundo pela seleção brasileira (vale lembrar que Felipão foi um dos maiores responsáveis pelo rebaixamento do Palmeiras no Campeonato Brasileiro e desde sua passagem pela Seleção Portuguesa o técnico não consegue bons resultados) e porque Marin queria tirar Mano que era o único da gestão passada que ainda tinha um cargo de importância, foi completamente equivocada e por um gesto de egoísmo do Presidente da CBF, o Brasil pode ter dado adeus à conquista da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Agora o Brasil tem dois amistosos. Primeiro contra a Bolivia, em Lá Paz e o segundo contra o Chile no Mineirão e Felipão só poderá contar com jogadores que atuam no Brasil para esses jogos. Depois desses jogos, Felipão fará a convocação para a Copa das Confederações.

Tatica do jogo

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

anuncio