Governo do Ceará prepara festa para reinaugurar o Castelão


O Governo do Estado trabalha para reinaugurar o Estádio Castelão no dia 5 de setembro com um jogo do Campeonato Brasileiro da Série A entre as equipes do Fluminense e Santos. As negociações com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que administra o Brasileirão, e o Flu, que é o mandante do jogo, estão avançadas. O evento fará parte das comemorações dos 400 anos de São Luís.

O secretário estadual de Comunicação, Sérgio Macedo, informou que o Governo quer reabrir o estádio com uma grande atração. “Tentamos a Seleção Brasileira, mas a CBF nos informou que não teria data para setembro, pois a entidade é obrigada a seguir o calendário da Fifa. Porém, eles nos ofereceram como alternativa promover um jogo do Campeonato Brasileiro aqui. Ainda não está decidido, porque ainda falta o Santos concordar, mas o Fluminense, que é o mandante do jogo, está prestes a aceitar a nossa proposta”, afirmou.

Sérgio Macedo informou ainda que a escolha do jogo Fluminense x Santos, que está marcado na tabela do Campeonato Brasileiro para o dia 5 de setembro, não foi por acaso. “A maioria dos estádios no Brasil estão em reforma para a Copa do Mundo de 2014 e muitos times da Série A estão sem local para mandar seus jogos. O Fluminense, por exemplo, está jogando no Engenhão, porque o Maracanã está em reforma. O Flu e o Santos, atualmente, são dois dos melhores times do Brasil e temos certeza de que este jogo deve lotar o Castelão”, destacou.

Apesar de não ter conseguido trazer a Seleção Brasileira para a reinauguração do Castelão, o secretário Sérgio Macedo disse que o time nacional ainda pode fazer um jogo este ano no estádio. “A CBF nos confirmou que a Seleção fará amistosos em novembro e estamos tentando trazer um destes jogos para o Castelão”, declarou.

Conclusão das obras - O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, afirmou que a reforma do Castelão será concluída em setembro. “As obras estão seguindo o cronograma estabelecido e o estádio estará pronto para ser entregue à população nas comemorações dos 400 anos de São Luís”, afirmou.

Conforme o projeto aprovado e licitado pela Secretária Estadual de Infraestrtura (Sinfra), o novo Castelão custará R$ 24,8 milhões aos cofres do estado e terá sua capacidade de público reduzida de 72 mil para 40 mil lugares – todos com cadeiras antivandalismo -, tudo para atender às exigências de segurança da Fifa e do Estatuto do Torcedor.

No padrão antigo, por exemplo, o espaço destinado a um torcedor era de 30 cm, agora ele deve ser de, no mínimo, 45 cm. “Apesar de uma queda de cerca de 45% na capacidade do estádio, o que fizemos foi para atender a normas de segurança. Apesar disso, em termos percentuais a perda de espaço será menor que em estádios como o Maracanã e o Mineirão”, destacou Max Barros.

Problemas antigos serão resolvidos
Dois problemas antigos do estádio serão solucionados após a conclusão da reforma. O primeiro é o alagamento nos vestiários. Em dias de chuva, é praticamente impossível os atletas permanecerem no local. De acordo com secretário Max Barros, a obra contemplará um grande trabalho de drenagem, que acabará com os problemas das infiltrações e alagamentos.

Outra grande queixa de atletas e treinadores era em relação à posição do banco de reservas. No caso dos jogos que começavam à tarde, a estrutura ficava de frente para o sol, incomodando jogadores e dificultando a visibilidade dos técnicos. “Isso também será resolvido. Nós atendemos a uma sugestão da imprensa esportiva e já determinamos que, na reforma, os bancos de reservas sejam deslocados para o lado das cabines de transmissão”, explicou Barros.

Localizado no complexo esportivo do bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, em uma área que abriga também os ginásios Castelinho e Paulo Leite, o cartódromo João Sallem e um parque aquático, o Estádio Governador João Castelo, mais conhecido como Castelão, foi inaugurado em 1º de maio de 1982 com um empate entre Maranhão e Sampaio Corrêa, em partida válida pelo Torneio do Trabalhador. O título da competição, o primeiro disputado no estádio, ficou com o Sampaio Corrêa. Quatro dias depois da inauguração, a Seleção Brasileira venceu a portuguesa por 3 x 1.
Em 2004, o estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida. O último jogo com presença do público no Castelão foi realizado no dia 17 de março de 2004, quando o Sampaio venceu o Vitória (BA) por 1 x 0 em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Depois que foi fechado, o Castelão ainda recebeu duas partidas do Moto pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2005.

Reforma
A reforma do Castelão contempla ainda a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizadas; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres.




Equipe @futeboltotalaki
Léo Feitosa
Futebol Nordeste

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

anuncio