Heróis de Zâmbia Ganha da costa do marfim e é campeão da copa africana de nações

Costa do Marfim x Zâmbia - Copa Africana de Nações (Foto: Louafi Larbi/Reuters)
A conquista da Copa Africana de Nações fez com que o povo zambiano declarasse o dia seguinte ao título como feriado nacional. Nesta segunda-feira, a população lotou as ruas de Lusaka, capital de Zâmbia. No lugar de um dia comum de trabalho, muita comemoração pela conquista inédita. Os jogadores mortos no acidente aéreo de 1993, que matou praticamente toda a seleção zambiana da época, também foram homenageados.
Além do povo, os jogadores de Zâmbia também relembraram seus heróis, falecidos na mesma cidade em que o time de 2012 conquistou a Copa Africana de Nações.

– Os jogadores mortos no acidente de avião no Gabão foram o que nos inspiraram durante o torneio. Nos esforçamos mais por eles. Não queríamos ir para casa de mãos vazias – comentou o goleiro Mwenee, pouco antes de partir de volta para sua terra natal.

Os campeões africanos saíram do Gabão no mesmo aeroporto que, 19 anos atrás, seus compatriotas desceram para abastecer em direção a um jogo das Eliminatórias para a Copa de 1994. Após uma série de falhas mecânicas e humanas, o avião bateu e todos os ocupantes morreram.
Para Katongo, meia da atual seleção, o título africano fechou um dos capítulos mais dramáticos da História sofrida de Zâmbia:

– Queríamos ganhar o troféu para o nosso povo e para que aqueles que morreram pela seleção possam finalmente descansar em paz.


Da redação Isaac Cartaxo 

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

anuncio