Milan 2 x 0 Barcelona – Plano de jogo bem executado e vaga encaminhada.


O Barcelona reviveu hoje uma situação que o time já havia passado na Champions League da temporada passada, quando o Chelsea armou um esquema que privilegiava a defesa e o contra-ataque, dando assim a bola ao time catalão e recuando todos seus jogadores próximos a linha da grande área. Naquela ocasião, o time londrino não só conseguiu passar pelo todo poderoso Barcelona, como também chegou ao seu primeiro título europeu, mantendo esse estilo de jogo na final contra o Bayern de Munique na Alemanha.

Hoje, o Milan de Allegri aplicou o mesmo plano de jogo daquele Chelsea, mesmo sem ter a mesma qualidade que o time da Inglaterra tinha naquela época. Mesmo assim, o Milan se agarrou à toda sua tradição na competição europeia e também a um trunfo que o Chelsea não contava naquela decisão, que é o fato de que o Barcelona, agora sobre o comando de Villanova, é bem mais estático do que aquele Barcelona de Pep Guardiola e tudo isso ficou muito claro no duelo de hoje, no qual o time espanhol além de ter dificuldades de furar a barreira defensiva imposta pelos italianos, não tinham também a profundidade que era necessária, tornando assim o jogo muito centralizado e sem conseguir os passes em diagonais, refletindo no número final de finalizações no gol, que marcou 6 para o Milan e apenas 2 para o Barcelona.

Tudo isso é claro, junto com um Milan que foi taticamente perfeito no jogo, compactando as linhas defensivas e aproveitando as duas chances que teve. O primeiro gol foi marcado por Prince Boateng, que aproveitou o rebote após cobrança de falta aos 12 minutos da segunda etapa e o segundo gol, que matou o jogo, foi marcado por Muntari após rápido contra-ataque já aos 36 minutos da segunda etapa.
Os grandes problemas que esse Barcelona armado no 4-1-2-3 nesse jogo, vem enfrentando, é a falta de movimentação do time e também, a falta de dois pontas bem abertos pelos lados do campo, já que o time só conta com Pedro bem aberto na ponta direita e pelo outro lado, quem tem que fazer o papel de ponta é o lateral Jordi Alba, já que nem Iniesta e nem Fábregas, que se revezam naquele lado, tem a característica de um ponta bem agudo, deixando assim, sem as entradas em diagonais que eram marca registrada do time de Guardiola. Tem também a questão de Messi, que nos grandes jogos tem que recuar para ajudar Xavi, Iniesta e Fábregas na armação, deixando assim um vazio enorme no centro do ataque, dificultando as enfiadas de bolas e deixando o time muito refém da jogada individual desses três. Abaixo, como os times entraram em campo.
Enquanto o Barcelona atuava no 4-1-2-3, o Milan utilizava o 4-1-4-1, que muitas vezes virava o 4-6-0.
Já o Milan armado por Allegri no 4-1-4-1, que variava para o 4-6-0 em determinados momentos da partida, soube muito bem explorar as armas que tinha e sabia que para ganhar o jogo, era necessário mais do que tática e técnica, mas também a garra e saber o momento certo de matar o adversário. O time que foi encurralado no primeiro tempo, tornando o jogo em somente ataque (Barcelona) contra defesa (Milan), teve sorte no segundo tempo, principalmente no primeiro gol, pois foi em um rebote de uma falta e também, em um dos vários momentos em que o Barcelona ficava com a bola no campo de ataque. A partir do primeiro gol, o Milan deu novamente o ataque ao Barcelona e o time italiano conseguiu encaixar o contra-ataque em um momento certo, dando essa enorme vantagem. Abaixo, um flagrante que mostra os 11 jogadores do Milan atrás da linha do meio-campo.
Flagrante dos 11 jogadores do Milan bem próximos, compactando as linhas e dificultando as infiltrações do Barcelona.
No jogo da volta, será necessário ao Barcelona tentar retomar a profundidade e a movimentação que fizeram o time ser conhecido como um dos melhores de todos os tempos no futebol, além de contar com Messi em um grande dia, pois hoje ele passou longe de ser o melhor do Mundo. Já ao Milan, o time tem que fazer o mesmo jogo que fez na Itália, explorando os erros do Barcelona e apostando nas chances que tiver, principalmente nos contra-ataques, pois dá para perceber que o Barcelona tem sérios problemas quando enfrentam times que recuam as linhas.

Futebol Total Aqui 
Da redação Léo Feitosa
Imagens: Tatica do jogo



Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

anuncio